fbpx

41 99667-1029

comercial@emporiodolupulo.com.br

Aprenda sobre destilados que você pode produzir em casa (Parte 1)


Em primeiro lugar, precisamos entender que para destilar precisamos fermentar e gerar álcool. 

Todo destilado nasce de uma fermentado inicial que pode ser de grãos, frutas e vegetais, sendo assim basicamente tudo que é fermentado pode ser destilado, não necessariamente ficando bom para o consumo hehe!

Destiladores

Os destiladores são feitos a base de cobre, pois esse metal permite o melhor controle da temperatura. 

Um processo muito utilizado é a fragmentação, onde o destilado é separado em três partes: 

  1. A primeira parte chama-se de “cabeça“, e corresponde a um líquido extremamente alcoólico e agressivo. 
  2. A segunda é o “coração ou corpo“, possuindo aromas delicados e um álcool mais macio e denso. 
  3. Já a terceira é conhecida como “cauda“, sendo pouco interessante sensorialmente. Então, para excelentes brandies a única parcela direcionada à maturação e posterior consumo, é o coração ou corpo. 

 

Vamos começar pelo:

Brandy

É o produto da destilação de uvas e sua produção se dá a partir do suco extraído da prensagem das uvas que será fermentado e em muitas vezes deverá também maturar para obtenção de um produto superior. 

Em certos brandies ocorre a segunda destilação, com o objetivo de “polir” a bebida e deixá-la menos agressiva e mais fina aromaticamente. 

Portanto este vinho passa por no mínimo duas destilações e posterior envelhecimento em barris de carvalho. 

 

Os mais famosos são:

  • Cognac (conhaque),
  • Armanac, 
  • Jerez
  • Pisco

 

O Conhaque e o Armanac são produzidos na região de Bordeaux, França a partir de fermentação de uvas claras como as Colombard, Folle Blanc e Saint Emillon. Estas uvas possuem como características alta acidez e sabor frutado, nuances que são mantidas após a destilação. 

Conhaque

O conhaque é obtido através de dupla destilação do fermento (mash) onde o resíduo da levedura é mantido durante a destilação, o que proporciona um sabor diferenciado no final, porém com maior dificuldade na sua produção.

Armanac

O Armanac é obtido através da destilação sem resíduos de leveduras até se obter uma graduação de 55º de álcool. 

Porém ambos devem envelhecer em barris de carvalho francês pelo mínimo de 6 meses, segundo as leis da região, mas geralmente estes produtos que estão no mercado ficam por um período de 2 anos.

Um outro exemplo de brandy são quando o excedente de  prensagem de uvas (bagaços, talos e etc.) também são novamente hidratados e passam pelo processo de fermentação. Desta forma, se obtém o fermentado (mash) que irá ser destilado e produzirá vários tipos de bebidas conhecidas por suas regiões de produção como Grappa (Itália), Marc (França), Bagaceira (Portugal).

Jerez

O vinho de Jerez (ou de Xerez) é uma bebida fortificada e licorosa típica da Espanha. É produzida especificamente na região entre Jerez de La Frontera, Sanlúcar de Barrameda e El Puerto de Sta. María.

O Brandy de Jerez é produzido na mesma região, destilado uma única vez a partir do vinho resultante da uva Airén. Curiosamente, essa versão é usada para fortalecer o vinho de Jerez. 

Quando a bebida é elaborada com o propósito de ser consumida pura e não para fortificar vinhos, também deve ser mantida em barricas, onde pratica-se o sistema de solera, que consiste em misturar diferentes vinhos de distintas idades. 

Pisco

Bebida típica de dois países sul-americanos, Peru e Chile, onde ambos disputam sua a paternidade. É um destilado feito a partir do vinho proveniente principalmente de uvas pertencentes a família Moscatel. No entanto, ao contrário dos brandies, o Pisco não passa pelo processo de maturação em barricas.

Schnapps

É possível fazer um grande número de destilados a partir de frutas como peras, abacaxis, cerejas onde os mais conhecidos são os Schnapps alemães, muito parecido com a produção de Brandy.

 

Fala cervejeiro! Está curtindo nossos posts? Não deixa de comentar! 🙂 

 

PARTICIPE DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM E SEJA O PRIMEIRO A FICAR POR DENTRO DE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS: https://t.me/emporiodolupulo