fbpx

41 99667-1029

comercial@emporiodolupulo.com.br

Cervejas alemãs escuras ?


Munich Dunkel

A tecnologia para produzir maltes claros apareceu somente a partir do século XIX, e este grupo de cervejas antigas estão entre as mais escuras da escola alemã, ainda quando os grãos eram secos usando fogo diretamente, portanto a Munich Dunkel é um estilo de cerveja mais antigo que a Lei da Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot) e foi soberana por muitos séculos que antecederam as lagers claras do século XIX, inclusive, influenciando a maioria dos estilos escuros até hoje.

O surgimento da levedura lager foi importante para este estilo, que concorreu entre as cervejas douradas até o final de 1940 com o aparecimento das Helles, cervejas claras.

Em alemão a palavra Dunkel significa escuro, e dá nome a lager escura produzida na cidade de Munich.

Munich Dunkel portanto apresenta características de uma cerveja maltada, espumante e com um leve sabor maltado possui no aroma uma doçura de malte, lembrando chocolate, mel, caramelo, nozes ou toffe sem ser frutado. Confere uma cor que vai do cobre intenso ao marrom-escuro, apresentando carbonatação moderada com colarinho cremoso.

 

Munich Dunkel

Foto ilustrativa de uma Munich Dunkel

Como harmonizar uma Dunkel?

A harmonização da cerveja se torna mais fácil com comidas típicas Alemãs como linguiças alemãs, pratos com repolho, massas e frangos assados se juntam ao sabor adocicado do malte em uma harmonização por semelhança.

salsichas são perfeitas para harmonizar

Salsichas são perfeitas para harmonizar com cervejas alemãs

Schwarzbier

 

Schwarzbier é um estilo que está associado a Turíngia, uma região da Alemanha  conhecida pelas amplas florestas, com picos de montanhas e vilarejos medievais.  

Em alemão Schwarzbier significa cerveja preta, talvez nem tão escuras como stouts e porters. Curiosamente é um estilo também apreciado no Japão. 

São cervejas encorpadas, possuindo aroma de malte torrado, notas de café e chocolate, quase doce mas amargo.

Schwarzbier

Aroma de malte torrado, notas de café e chocolate, quase doce mas amargo.

Principais diferenças entre Munich Dunkel e Schwarzbier, você saberia dizer?

 

As Schwarzbier são mais secas comparadas às Munich Dunkel,que apresentam um leve dulçor, mas se forem comparadas a outros estilos escuros como Porter e Irish Stout, são leves e refrescantes com sabor menos amargo e torrado.

Como harmonizar uma Schwarzbier ?

Talvez uma excelente dica seria com sobremesas a base de chantilly, frutas e chocolate. Criando uma sensação de harmonização por oposição.

 

Os estilos no BJCP 2015 estão classificados assim:

8. Dark European Lager

8A. Munich Dunkel

8B. Schwarzbier

 

Compre nossas receitas  aqui: 

 

Segue o link da receita em PDF, é só clicar e baixar:

Schwarzbier 20L – Empório do Lúpulo

Munich Dunkel 20L – Empório do Lùpulo

 

Fala cervejeiro, está curtindo nossos posts? 🙂 

Comenta aí e bora brassar uma receita das clássicas lagers escuras !!!!