fbpx

41 99667-1029

comercial@emporiodolupulo.com.br

Como entender o conceito de densidade do mosto cervejeiro


Concentração, densidade ou Gravidade Inicial (OG) é a quantidade de açúcares fermentáveis disponíveis no mosto.

O mosto, por sua vez, é uma mistura de nutrientes que supre as necessidades da levedura que, se inoculada nas condições adequadas, transformará seu mosto em cerveja.

O que importa não é a quantidade de malte, mas a densidade que será originada no malte antes de ser inoculado o fermento;

Açúcares

Os açúcares comumente encontrados no mosto pronto para ser inoculado o fermento são, em ordem de maior para menor quantidade: 

  • Maltose,
  • Dextrinas (açúcares não fermentáveis),
  • Maltotriose,
  • Glicose,
  • Sacarose,
  • Frutose.

 

Para calcular a concentração de um mosto podemos usar alguns equipamentos como: Proveta e densímetro ou um refratômetro. 

E para isso precisamos entender algumas unidades:

 

  • Grau Plato (ºP): muito utilizada em grandes cervejarias. 1ºP significa que no mosto, 1% do peso é sacarose. Exemplo: um Mosto de 500g com 10ºP, significa que dos 500g de mosto, 10% (ou seja, 50g) é sacarose.

 

  • Grau Brix (ºBrix): pertence mais ao universo do vinho, mas alguns refratômetros trazem somente esta medida então 1ºBrix significa que 1g, dos 100g de mistura, é sacarose. Exemplo: 12ºBrix num mosto de 100g, significa que dos 100g, 12g é sacarose (logo, 88g é água).

 

  • Specific Gravity (SG): Sabemos que densidade relativa é d=m/V (densidade = massa/volume). 

 

SG= Densidade da Substância 

    Densidade da H2O

 

Sendo assim, é uma densidade relativa que não possui unidade. Entretanto como a densidade da água é 1Kg/L então podemos assumir que SG = Densidade Substância logo SG=m/V.

 

A densidade da água é 1,000. Portanto para substâncias mais densas que a água (como o mosto), este número será maior que 1 enquanto que para substâncias menos densas que a água (como o champagne), este número será menor do que 1. 

 

Então, devemos entender que SG  é uma unidade prática que se utiliza em instrumentos de medição, como o densímetro por exemplo e alguns refratômetros.

 

Métodos de conversão:

 

Para converter de ºP para ºBrix, basta dividir o número em ºBrix por 1,04. Exemplo: 12ºBrix em ºP é 12/1,04 = 11,54. 

 

Assim, temos:

ºP = ºBrix/1,04 e ºBrix=1,04*ºP

Para converter de ºPlato para SG, basta pegar o valor em ºPlato e multiplicar por 4.

O valor será os dígitos após o zero depois da vírgula ( 1.0XX). Assim, o exemplo anterior de 11,54ºP equivale a SG=1.046. 

Para o cálculo de SG para ºPlato , basta dividir os dígitos após a vírgula por 4: SG=1.031 => 31/4 = 7,75ºP = 8,1ºBrix.

Toda receita cervejeira obrigatoriamente indicará qual a OG (Original Gravity ou Densidade inicial) do mosto e qual a FG (Final Gravity ou Densidade Final) da cerveja.

SG é a medição feita a qualquer momento do processo.

OG: Original Gravity, ou gravidade original. É a medida das substâncias fermentáveis e não fermentáveis do mosto cervejeiro antes da fermentação.

A importância de se calcular a OG é que por regra em cervejas Ales o cálculo de proporção de 1 pacotinho (equivalente a mais ou menos 100 Bilhões de células )  de leveduras para 20L de cerveja com uma OG inicial de 1.050 é suficiente, caso a OG seja superior, deveremos fazer um cálculo para acrescentar mais leveduras.

Atenção: pois Lagers levam 2,5X mais leveduras do que Ales.

FG: Final Gravity, ou gravidade final. É a medida das substâncias não fermentáveis, só que tomada após a fermentação. O comparativo entre as duas medidas, efetuado por instrumentos e com a ajuda de cálculos matemáticos, determina a potência alcoólica da cerveja.

 

Então vamos aos cálculos para encontrar o teor alcoólico da cerveja (%ABV):

 

%ABV = (OG – FG) x 131,25

Exemplo:

OG = 1.051

OF = 1.009

% ABV = (1.051-1.009) x 131,25

% ABV = 5.5%

 

Fala cervejeiro! Está curtindo nossos posts? Não deixa de comentar! 🙂 

 

PARTICIPE DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM E SEJA O PRIMEIRO A FICAR POR DENTRO DE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS: https://t.me/emporiodolupulo