fbpx

41 99667-1029

comercial@emporiodolupulo.com.br

Como harmonizar cervejas com chocolate?


Para muitas pessoas, viver sem chocolate parece ser impossível, até porque este doce está presente em nossas vidas por muitas gerações, encantando e alegrando até mesmo os dias mais difíceis.

 

Se além do chocolate você também é um admirador de cervejas, saiba que você pode unir estas duas paixões! Sabia que uma harmonização entre cerveja e chocolate é totalmente bem vinda como uma boa degustação?

 

Quer saber mais sobre tudo isso? Continue lendo este artigo que preparamos com todo o carinho para que você possa se surpreender com essas duas maravilhas!

 

Rico em Potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco, e vitaminas como: A, B1, B2, B3 e E, o chocolate está longe de ser apenas uma sobremesa calórica que não traz benefícios, e por sua vez a cerveja pode contar a vitamina B6, B12 e o ácido fólico.

 

Conquanto, ambos são produtos bem fermentados. O chocolate é composto pela amêndoa do cacau, que é fermentada, tostada e moída, para depois ser misturada com o restante dos ingredientes.

 

A vantagem dos dois, é que eles equilibram dulçor e amargor, em diferentes proporções e intensidades, conforme a variedade. Outro benefício que está acima de muitas coisas, é a sua extensa combinação na cozinha, de sabores e aromas.

 

É possível fazer a combinação de chocolates bem elaborados. Mas cada tipo de chocolate vai combinar melhor com alguns estilos específicos de cerveja.

 

Curiosidade: Sabia que a cerveja do tipo Pilsen, é um tipo mais leve de cerveja? Suas características sensoriais não são complexas o suficiente, não se assemelham e nem contrastam de forma positiva com o sabor e a textura do chocolate.

 

  • Harmonizando chocolate e cerveja:

 

  1. Como fica a harmonização de cerveja com o chocolate branco?

 

O chocolate branco é um dos mais doces. A textura macia do chocolate branco, reflete sua produção apenas com manteiga de cacau, derivados do leite, essência de baunilha e açúcar. A gordura presente nesse chocolate, pede cervejas um tanto mais refrescantes, com mais acidez e toques de fruta.

 

Por não ser produzido a partir das amêndoas do cacau fermentadas e tostadas, como as demais variedades, o chocolate branco não tem amargor perceptível.

 

Para harmonizar você pode fazer a seleção de cervejas artesanais com frutas vermelhas. São grandes elementos que combinam entre si.

 

  1. E a harmonização de cerveja com chocolate ao leite?

 

Esse tipo de harmonização atua fazendo uma espécie de limpeza do paladar, o que torna os sabores do o chocolate quanto a cerveja ainda melhores. A maioria das pessoas amam chocolate ao leite, e por isso, é um dos chocolates mais tradicionais, estando no topo da lista de preferências.

 

O chocolate ao leite é responsável por proporcionar um equilíbrio do amargor das amêndoas de cacau (em torno de 30% a 40% da receita) com os derivados do leite e do açúcar, o que acarreta um paladar mais adocicado, mas ao mesmo tempo equilibrado, dotado de textura firme.

 

Das cervejas que proporcionam um maior índice de harmonização com o chocolate ao leite estão as de perfil torrado, caracterizadas pelo médio corpo e médio amargor.

 

  1. Como será que fica a harmonização de cerveja com chocolate amargo?

 

O chocolate amargo é caracterizado por seu grande amargor, que prende a boca e a preenche com um sabor intenso. Este tipo faz parte de uma categoria de chocolate mais escuros e com texturas mais sólidas. Alguns chegam a ter mais de 80% de cacau.

 

Ao realizar a harmonização com chocolates amargos, nada melhor que optar por cervejas com perfil de torrefação e intensidade de aromas, corpo e amargor. Então a dica é selecionar bebidas mais escuras, maltadas, e de teor alcoólico mais alto, e consequentemente com sabor mais amargo.

  1. Harmonizando chocolates com adição de castanhas e cervejas:

 

Existem cervejas com sabores mais exóticos, como é o caso da cerveja com notas toffee e caramelo, fazendo parte de um tipo de cerveja com sabores e amargor equilibrados, que fazem toda a diferença no paladar quando é degustada com pedaços de chocolates que têm castanhas como incrementos. Assim, elas marcam presença, mas não tiram o sabor do doce. Esse sabor combina com a sensação caramelada e levemente tostada da cerveja.

 

  1. Harmonização com chocolate com casca crocante:

 

A cerveja escura é a mais indicada na hora de harmonizar com o chocolate crocante, isso porque ela possui um sabor mais equilibrado e também levemente adocicado, o que proporciona uma explosão de sabores incríveis!

 

Querendo experimentar todas essas harmonizações incríveis? Não perca essa chance, teste, experimente e conheça a combinação que faz seu estilo!

 

“E se a ideia é fazer a sua própria cerveja para degustar com chocolates, a Empório do Lúpulo dispões de inúmeras receitas.”

Confira este Link de Receitas para harmonizar com chocolate.

Fala cervejeiro! Está curtindo nossos posts? Não deixa de comentar! 🙂 

 

PARTICIPE DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM E SEJA O PRIMEIRO A FICAR POR DENTRO DE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS: https://t.me/emporiodolupulo