fbpx

41 99667-1029

comercial@emporiodolupulo.com.br

Copos de cerveja: um tipo para cada estilo


Muitas pessoas acreditam que o copo para beber cerveja é igual para todos os estilos, afinal, beber em qualquer copo é muito bom, não é mesmo? O que a maioria de nós não sabe é que beber um determinado estilo de cerveja em um determinado tipo de copo pode mudar completamente a nossa experiência sensorial.

Assim como outras bebidas, como o vinho, a cerveja também pede um tipo de copo para cada estilo. Com o copo ideal você conseguirá extrair o máximo da experiência gustativa, ressaltando os aromas e sabores de cada cerveja.

Além disso, o copo interfere em outros aspectos como a formação da espuma e apreciação da cor do líquido. Por isso existem tantos tipos de copos, em alguns você conseguirá tomar diversos estilos de cerveja e outros são mais específicos para um tipo apenas.
Por que usar um tipo de copo para cada estilo de cerveja?
Desde que o homem teve a brilhante ideia de inventar essa bebida maravilhosa, nós já testamos todos os tipos de materiais para carregar a cerveja. Seja couro, madeira, barro, porcelana ou metal, foi o vidro que pareceu o mais adequado para apreciar uma boa “breja”.

Afinal, existem dois pontos muito importantes que precisamos nos preocupar quando vamos servir uma cerveja: a sua apresentação e o seu aroma.

Quanto à apresentação, o copo é muito importante pois realça o visual da cerveja, mostrando sua tonalidade, espuma e transparência. Aspectos estes importantíssimos na hora de degustar a bebida, pois a espuma, por exemplo, mantém a temperatura e as condições físicas de cada estilo.

Quanto ao aroma, cada cerveja tem um bouquet próprio e o copo deve ser escolhido de maneira a otimizar a percepção das diversas notas de cada estilo de cerveja. Dessa maneira, a bebida é apreciada em sua melhor forma.

Por todos esses motivos o vidro é sem sombra de dúvidas o material mais adequado para apreciar a cerveja. Sua transparência favorece a análise visual do conteúdo e o mais importante, o vidro não interfere no aroma e nem no gosto da cerveja, como acontecia com o barro.

A seguir, iremos apresentar 10 tipos diferentes de copos e suas principais funções.

Copo americano

Este é o copo mais encontrado em todos os bares do Brasil e o oficial dos botequeiros. Seu tamanho garante que a cerveja não esquente e ele é ideal para os estilos mais leves, como American Lager, Pilsen e Light Lager.

Caldereta

O tradicional copo de chope é bastante utilizado nas choperias em todo o Brasil. Seu topo largo permite um generoso colarinho e ele é ideal para servir para servir as Ales, americanas e inglesas, e algumas Lagers e IPAs.

Pint

É o copo mais utilizado para beber cerveja nos pubs da Inglaterra, Estados Unidos e Irlanda. “Pint” significa a sua capacidade, sendo 568ml na Inglaterra e 473 ml nos EUA. Ideal para os estilos Bitter, IPA e Session IPA, Porter e Stout.

Snifter

Ideal para cervejas fortes, complexas e aromáticas como a Barley Wine e Imperial Stout. O bojo largo e a boca estreita retêm a espuma e o bouquet, concentrando os aromas mais voláteis.

Lager

O Lager é o copo mais popular no Brasil depois do americano e muito similar ao weizen. Ele é muito utilizado para servir as cervejas do tipo Pilsen, American Lager e Light Lager pois sua base estreita que fica mais larga da metade para cima contribui para a formação e manutenção da espuma. É erroneamente chamado de tulipa no Brasil.

Weizen

Feito especialmente para as cervejas de trigo alemãs, do tipo Weiss. Sua capacidade é de meio litro e sua boca larga serve para comportar o colarinho espesso típico das cervejas de trigo.

Tulipa

Seu desenho baixo e delicado permite a expansão dos aromas e a evolução da espuma. É ideal para cervejas com bastante creme, como a Duvel e as Strong Ales belgas.

Cálice

Os cálices ou goblet são taças com a boca larga e o fundo raso que retêm a espuma e são ideais para apreciar as cervejas belgas mais complexas. Também podem ser usadas com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel.

Caneca

As canecas são utilizadas para beber chope ou cervejas vendidas na pressão e muito populares nos festivais de cervejas. Normalmente são de vidro grosso, mas também podem ser de metal ou cerâmica.

Tumbler

Este copo é ideal para cervejas do estilo Witbier, que possuem baixa formação de espuma. Com face sextavada ele ficou conhecido como o copo tradicional da cerveja Hoeggarden, criado pelo cervejeiro belga Pierre Celis.

Não permita que a experiência única e intensa de beber uma bela cerveja seja diminuída por usar o copo errado! Muitas cervejarias informam nos próprios rótulos o copo ideal para cada estilo de cerveja.

 

Fala cervejeiro! Está curtindo nossos posts? Não deixa de comentar! 🙂 

 

PARTICIPE DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM E SEJA O PRIMEIRO A FICAR POR DENTRO DE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS: https://t.me/emporiodolupulo