fbpx

41 99667-1029

comercial@emporiodolupulo.com.br

Escolas cervejeiras: série Alemã, Belga, Inglesa e Americana


 

As cervejas fazem parte de uma das maiores paixões mundiais, onde muitas pessoas apreciam a bebida, independente de suas culturas ou do clima local. E quando paramos para analisar a história que existe por trás das cervejas, logo pensamos nos países que mais se destacam por suas produções e estilos.

 

Assim, surgiu o conceito das Escolas Cervejeira, e você sabe o que quer dizer essa expressão?

 

Pois bem, este termo se refere à representação dos países onde são fabricados alguns tipos de cervejas e o que determina as diferença e peculiaridades de cada Escola Cervejeira, são seus estilos e características que cada uma tem.

 

Existem 4 países que se sobressaem quando o assunto é a produção de cervejas, sendo eles: Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Estados Unidos. Vamos conhecer um pouco mais de suas particularidades, confira:

 

  • Escola Cervejeira: série Alemã

 

Certamente a Alemanha é um dos países que mais se destacam quando o assunto é cerveja, ao imaginarmos a individualidade da bebida alemã, devemos destacar que o país está submetido à Lei de Pureza de 1516, que determina que toda cerveja deve ser composta de apenas 3 ingredientes: água, malte e lúpulo.

 

Deste modo, as cervejas alemãs são consideradas clássicas, cuja grande parte dos estilos são de baixa fermentação, as famosas Lagers, como: Pilsen, Helles, Bock e Schwarzbier.

 

Para completar, as cervejas alemãs são consideradas como clássicas, onde não possuem misturas, nem mesmo adição de ingredientes como frutas ou especiarias.

 

 

  • Escola Cervejeira: série Belga

 

Suas características principais são sabores complexos e criatividade! Na Bélgica é possível encontrar diversos estilos de cervejas, algumas delas com ingredientes bem diferenciados, como é o caso do coentro, canela, anis, casca de frutas como laranja, entre outros, possuindo ainda um tempo mais elevado de fermentação.

 

As bebidas que possuem sabores frutados costumam ter um sabor muito marcante e isso se dá pelas leveduras que são utilizadas no processo de fabricação. No entanto, há também muitas empresas que produzem a bebida utilizando frutas, em principal nas cervejas Lambics, que ficam em tanques abertos, com fermentação natural.

 

Vale lembrar que o teor alcoólico das cervejas belgas são maiores do que estamos acostumados a ver, podendo atingir o patamar de 10% e em algumas essa porcentagem pode ser maior.

 

Quando falamos dos estilos dessas cervejas, podemos citar: Blonde Ale, Witbier, Dark Ale, Golden Ale, Tripel, Dubbel e Quadruppel como as principais e mais comuns de serem encontradas em território Belga.

 

  • Escola Cervejeira: série Inglesa

 

Mais amargas e secas, graças ao lúpulo, as cervejas Inglesas tendem a possuir um sabor muito próprio, que conquista pessoas no mundo todo. Além do sabor, a maioria das cervejas por lá são as Ale’s, com uma fermentação mais elevada.

 

Também são comuns os estilos: Pale Ale, Porter, Stout, Barleywine, Bitter, Brown Ale e a famosa IPA (Indian Pale ALE).

 

Uma curiosidade sobre as cervejas da Inglaterra é que em alguns estilos, é comum acrescentar açúcar como principal fonte de carboidratos, que ao contrário o que boa parte das pessoas pensam, não serve para deixar o sabor da bebida adocicado, e sim para torná-las mais secas, sendo perfeitas para climas mais gelados.

 

Além do que já mencionamos aqui, as cervejas da série Inglesa costumam ser mais descarbonatadas, ou seja, possuem menos gás, e isso resulta num sabor mais forte, com teor alcoólico mais elevado.

 

  • Escola Cervejeira: série Americana:

 

É a escola mais “jovem” que temos nesta lista, mas agradou muita gente por todo o mundo, e um dos estilos de cervejas mais consumidos nos dias de hoje é o American Lager.

 

Para os amantes de cervejas artesanais, as populares APA (American Pale Ale), com sabor característico do lúpulo americano, garantem a fama dessas cervejas. Os estilos mais consumidos na terra do Tio Sam são: American Lager, American Pale Ale, American IPA, Pumpkin ALE, American Porter, American Strong ALE, American Barleywine.

 

Não há dúvidas de que o mundo ama a cerveja, cada uma delas com suas características próprias, que encantam o paladar e trazem momentos de maior alegria para quem aprecia esta bebida tão incrível.